domingo, 19 de dezembro de 2010

Dando murro em ponta de faca


Nos últimos dias, como de costume, venho sofrendo ataques sistemáticos por parte do Blog Bom Conselho de Papacaça. Aliás, essa tem sido a postura deste blog desde o dia de sua criação, e o seu único e principal propósito de existência. Esse posicionamento deve-se única e exclusivamente às pretensões políticas do autor do referido blog, que pretende lançar-se como candidato a prefeito de Bom Conselho nas próximas eleições municipais. Portando, nada mais natural que ele criticasse a atual administração, seja lá como for, para alcançar o seu objetivo.

Primeiro ignorei, depois respondi às suas críticas frágeis e, confesso, nos últimos dias questionei este meu posicionamento. Ouvi várias opiniões a respeito desta questão, mas o posicionamento mais coerente que eu vi foi este aqui:

A Guerra dos Blogs (Publicado na edição n° 277, do jornal “A Gazeta”)

“Por diversas vezes já tratamos desse assunto e sempre que voltamos a ele fazemos constrangidos e com o intuito único de dizer: Não merece importância, esqueça, despreze, ignore. Estamos nos referindo ao anonimato. Cartas, telefonemas e agora e-mails e blogs. A denúncia anônima em nossa Bom Conselho é cultural, há anos passados cartas anônimas foram responsáveis por separação de casais. A GAZETA já recebeu várias correspondências com as mais variadas denúncias e destino era o lixeiro, hoje quando recebemos e-mails comprovadamente falsos teclamos delete. Não tem responsável não merece nenhuma atenção.

Nestes últimos dias de novembro, lamentavelmente temos assistido uma guerra de blogs. Se, se tratasse apenas de troca de amabilidades entre blogueiros com CPF e CI tudo bem, vivemos num regime democrático, graças a Deus, e as pessoas têm o direito de expor o que pensa assumindo a responsabilidade. Mas, a nossa prefeita Judith Valéria Alapenha de Lira reativou o seu blog, sem postagem desde 20 de outubro, para responder as críticas de um blog sem identidade, sem DNA, sem CPF, anônimo. A prefeita deixou de lado a sua condição de Prefeita do município de Boom Conselho outorgado por 9.331 eleitores para troca de farpas com um desconhecido, inclusive, chegando a dizer: “não tenho medo de você”. Ele ou ela colocou uma casca de banana e a prefeita caiu e não uma só vez. Inicialmente foi por conta da retroescavadeira, depois a denúncia anônima de uma funcionária do Nasf – Núcleo de apoio a Saúde da Família. Judith Valéria Alapenha de Lira, prefeita constituída do município de Bom Conselho. A sua chegada ao Palácio Municipal Cel. José Abílio de Albuquerque Ávila, contrariou e ainda contraria, muitos daqueles que perderam o poder, que chegando ao poder não alcançaram os seus objetivos. Os seus munícipes sabem o quanto lhe custa as demissões que já fez e terá que fazer; os seus munícipes sabem quantas noites de sono já perdeu porque não tem realizado as obras que a cidade de Bom Conselho reclama; os seus munícipes a conhecem e sabem da forte e correta mulher bonconselhense que você é; e sabe que a administração municipal tem uma excelente gestora que enfrenta as dificuldades de todas as prefeituras brasileiras.

Prefeita Judith Valéria Alapenha de Lira, não saia da sua condição de mandatária, para “brigar” com um fantasma. Dialogue, debata, preste esclarecimento a quem se identifica, a quem mostra a cara, a quem tem DNA.”

O amigo Luiz Clério foi muito feliz na sua argumentação. Fui ingênua demais ao cair na armadilha deste “cidadão”. Seu propósito não é informar a população de Bom Conselho sobre o que acontece em nossa cidade, pois se assim o fosse, mostraria as várias ações positivas do meu governo. Uma pessoa como esta não merece justificativas e nem mesmo atenção. Eu, Judith Valéria Alapenha de Lira, Prefeita do Município de Bom Conselho, com um mandato garantido pelo povo da minha cidade, não devo satisfação a um anônimo. Essa entidade, quando usada para estes fins, não nos traz nada a acrescentar de bom.

O Blog da CIT, através do seu Diretor Presidente, posicionou-se a respeito do assunto. Discordando do Luiz Clério, afirmou que todo eleitor que votou em mim, anonimamente na urna eletrônica, tem o mesmo direito de mostrar sua opinião da mesma forma. Eu afirmo com toda segurança que uma coisa não tem nada a ver com a outra. O anonimato dispensado ao eleitor é justamente para resguardar a sua integridade. Oposto a isto é usar o anonimato para postar informações distorcidas, tratando de uma realidade que não existe, atacando pessoas sem ao menos dar a chance para que os outros conheçam a credibilidade de quem está lhe atacando. Isso pode parecer divertido, curioso, intrigante e polêmico para alguns, e até alimentar algumas das postagens dos blogs da nossa Bom Conselho, mas para mim não é bem assim.

No que depender de mim, das postagens do meu blog, esse assunto encerra-se aqui. Quem preferir, pode continuar fazendo barulho, mas isso não me importa mais. A partir deste momento, informo que não mais vou responder as críticas deste cidadão. Isso não vale a pena, pois não vou mais ficar dando murro em ponta de faca. Eu explico: quem coloca os seus interesses pessoais à frente de tudo, e paga qualquer preço para denegrir a imagem das outras pessoas não merece a minha consideração. Esse tipo de informação, formulada por este cidadão, é falsa. Ela é fundamentada na ganância de obter o posto que eu ocupo atualmente, e da maneira mais irresponsável que alguém possa imaginar, desrespeitando, principalmente, os integrantes da minha equipe, que trabalham dia e noite para que a nossa cidade siga em frente.

Da mesma forma, não aceito mais críticas, sugestões, reclamações e até mesmo elogios anônimos. A minha opinião é que, se você não tem vergonha da sua, não precisa ter medo de se identificar. Eu me exponho em meu blog pessoal, que inclusive leva o meu nome, e considero injusto que outras pessoas usem deste artifício covarde, o anonimato, para se dirigir a mim. O tempo da velha política, da perseguição, já acabou. Não condiz com o meu perfil criticar ou perseguir àqueles que, de alguma forma, tentam melhorar a administração e, consequentemente, melhorar nossa cidade apontando as suas soluções e os seus questionamentos. Mas, de agora em diante, identifiquem-se! Nome e sobrenome, e se for possível, endereço também. A postura fica muito mais correta e justa desta forma.

Não me recuso a prestar quaisquer esclarecimentos a respeito do trabalho desenvolvido pela minha administração. Isso é uma questão de transparência, e eu concordo com o Diretor Presidente neste ponto. Entretanto, a quem interessar fazer uma crítica/sugestão, tenha ao menos a decência de se identificar. E ponto final.

Um comentário:

  1. Prezada prefeita Judith: antes de ler n'A GAZETA as palavras do Luiz Clério, eu já era contra essa sua perda de tempo, respondendo a pessoas irresponsáveis, que se escondem no anonimato para agredirem. ISSO NÃO é fazer oposição. A ISSO SE CHAMA TENTATIVA DE INTIMIDAÇÃO. Oposição se faz com cobranças, mas sem perder o RESPEITO, NEM a SERIEDADE.
    CONCORDO INTEGRALMENTE COM O LUIZ CLÉRIO.

    Quanto à discordância do diretor-presidente da CIT, eu penso muito diferente. - NÃO se confunda o SIGILO DO VOTO com anonimato ofensivo! O SIGILO DO VOTANTE É CONSTITUCIONAL E NECESSÁRIO PARA A SALVAGUARDA DOS QUE EXERCEM O DEVER DE VOTAR. - Quanto ao anônimo que graceja ou ofende, este NÃO merece NENHUM respeito./.

    José Fernandes Costa - Recife

    ResponderExcluir