sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Blog Bom Conselho de Papacaça mente... de novo! - Parte 2

Essa parece ser uma história de muitos capítulos! O Blog Bom Conselho de Papacaça continua às escondidas. Aguardo há 10 dias, mas até agora a falta de coragem e a vergonha não permite ao Mister M se revelar aos seus leitores. Eu já sei de quem se trata, mas esperava uma postura um pouco mais honrosa. Continuamos aguardando...

Intituladas de "O que há de diferente em Cortês-PE" e "O que há de diferente em Jaboatão?", as mais novas postagens do blog da fofoca trazem informações sobre o competente trabalho que os companheiros José Genivaldo dos Santos e Elias Gomes, prefeitos de Cortês e Jaboatão dos Guararapes, respectivamente, vêm desenvolvendo à frente das prefeituras dessas cidades, ressaltando a eficiência da gestão no pagamento dos seus compromissos com seus servidores. Louvável a lembrança, se fosse apenas pelo fato de reconhecer este belo trabalho, principalmente em tempos difíceis como estes, onde ser prefeito está sendo um martírio para muitos de nós. Infelizmente, o propósito da postagem não foi esse, e requer alguns esclarecimentos.

Ultilizando-se de termos vulgares e agressivos, como "enganar trouxas" e "inventar desculpas", além de expor uma imagem que retrata uma escala de gradação, fazendo alusão ao comparativo entre governos (como se isto fosse possível, em se tratando de realidades bem diferentes), o Misterioso blogueiro tenta novamente desqualificar a minha gestão, taxando-a (in)diretamente de incompetente. Pena que não vai conseguir... de novo!

Eu não sei o que há de diferente em Cortês e em Jaboatão, pois não conheço de perto a realidade daqueles municípios. Posso responder bem por Bom Conselho, pois vivencio o seu dia a dia, administrando seus problemas. Já não podemos dizer o mesmo do blogueiro em questão, que dispara suas críticas anônimas e covardes sem antes ter o cuidado de pensar nas suas consequências. Corre o risco de falar besteira, como aconteceu agora.

Aí eu pergunto: e o que há de diferente em Bom Conselho?

Nossa cidade foi castigada durante vários anos por gestões que falharam demais, gastaram demais e, principalmente, deixaram muitas dívidas. É fato, e não há como negar, fugir do problema ou tentar qualificar isso como desculpa. Hoje pago um alto preço por esses erros, e faço o possível para não cometê-los também. Se não bastasse uma herança maldita, enfrento, a exemplo da maioria dos municípios brasileiros, um período de queda brusca e permanente dos repasses federais, fundamentais para manter os serviços básicos de responsabilidade do município.

Todos os meses, pago as obrigações municipais religiosamente, como as contas de água e de luz, o repasse da previdência dos servidores, além de pagamento dos funcionários e fornecedores. É lamentável que, além de tudo isso, tenho que pagar parcelamentos referentes a dívidas deixadas por ex-gestores, referentes justamente a esses encargos. Foram dívidas negociadas com os credores no início do meu governo, e são o tipo de problema que eu não vou deixar para o meu sucessor.

Taxada como desculpa por alguns, o pagamento dessas dívidas que, ressalte-se aqui, não foram contraídas por mim, faz a diferença no nosso apertado orçamento todos os meses. São algumas dezenas de milhares de reais retirados mensalmente da receita do município, fruto da aplicação errada de recursos em administrações anteriores, que podiam ser usados em novos investimentos hoje.

Se não bastasse isso, surgiu um cenário desfavorável para os municípios nos últimos 2 anos, reflexo da crise econômica mundial. Os repasses foram cortados brutalmente, e quem é prefeito pode atestar o que eu estou dizendo, e o quanto estamos perdendo da nossa saúde para administrar os nossos municípios. Vocês também estão acompanhando através do meu blog os vários exemplos que estão se repetindo em Pernambuco e em todo o Brasil, e eles vão continuar a acontecer. A crise é real, e só não enxerga quem não quer!

Queda de repasses, dívidas antigas a serem pagas, aumento de salários e, na contramão disso tudo, queda na receita. Qualquer um pode atestar o óbvio: aumento da despesa e diminuição da receita, e em uma proporção considerável. Mesmo assim, continuamos com as nossas escolas e hospital funcionando regularmente, nossos funcionários sendo pagos em dia, nossos encargos sendo pagos corretamente. Enfim, nosso município continua prestando suas obrigações, o que exige um sacrifício enorme da nossa equipe.

Se você observar bem, as postagens do Blog Bom Conselho de Papacaça são carregadas de rancor e de paixão. Curioso o fato do autor do blog criticar tanto a minha administração. Ex membro do primeiro escalão do meu governo, o "cidadão" em questão conhece bem de perto a realidade que estamos enfrentando. Conhece as dificuldades financeiras que o município carrega, mas não cansa em taxar de incompetente a minha administração, governo do qual ele fez parte, vejam só! No popular, isso chama-se "cuspir no prato que comeu", demonstrando mais uma vez a falta de caráter e de personalidade que esse misterioso blogueiro possui.

Você não vai atingir os seus propósitos, pois estes são mal intencionados. Você não faz um trabalho que engrandece o município, pois suas críticas não constroem nada de produtivo. Um recado bem claro para você, Mister M: você sabe os motivos que fizeram você sair desse governo, e sabe também que eles foram justos. Se ainda há alguma diferença a ser resolvida, você tem meu telefone pessoal, o telefone da minha residência e o meu e-mail. Entre em contato comigo. Tentar resolver as diferenças por meio de um blog, e ainda escolhendo o anonimato para se expressar, é a pior forma de obter isso, e só evidencia sua dificuldade de relacionamento com as pessoas e o seu despreparo.

Mantendo-se ainda nessa postura, continua valendo a mesma regra: quanto mais mentiras você contar sobre mim, mais verdades vou falar sobre você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário